Seja bem-vindo. Hoje é

Justiça Eleitoral cassa prefeito de Anamã

sexta-feira, 26 de novembro de 2010


Imagem da internet
 Corte do Tribunal Eleitoral do Amazonas (TRE-AM) cassou por unanimidade o mandato do prefeito e do vice-prefeito de Anamã (cidade distante 161 quilômetros de Manaus) Raimundo Pinheiro da Silva, também conhecido como Raimundo Chicó do PCdoB e Antônio Araújo Coêlho (PR), respectivamente.

Na decisão, a Corte determinou que o presidente da Câmara de Anamã,, vereador Jecimar Pinheiro (PHS), assuma a Prefeitura até que o Tribunal promova uma nova eleição para prefeito da cidade, uma vez que o número de votos (2.472 votos) obtidos por Chicó superou mais da metade do votos válidos apurados na eleição (53,61%), não podendo assim ser empossado o segundo lugar, a candidata Esmeralda da Silva (PMDB), autora da denúncia contra o prefeito e vice.

Chicó foi denunciado pelas práticas de compra de voto (captação ilícita de sufrágio) e abuso do poder econômico (caixa dois) durante as eleições de 2008.

A Corte acompanhou o parecer do Ministério Público Eleitoral (MPE-AM) que sugeriu a cassação de Chicó e do vice, Antônio Araújo. O relator do processo foi o vice-presidente do TRE-AM e corregedor eleitoral, desembargador Flávio Pascarelli.

Os magistrados entenderam que Chicó ao utilizar duas embarcações para promover o transporte de eleitores cometeu crime eleitoral. Da decisão do TRE-AM, ainda cabe recurso ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Denúncias sobre doação de brindes como camisetas, canetas, equipamentos de futebol, em troca de voto, também pesaram contra o prefeito.

0 comentários:

Postar um comentário

Traduzir esta página

Ganhe dinheiro sem sair de casa!
 
Copyright © 2010. Portal Proeiro Sonhador. Todos os Direitos Reservados | by TNB