Foto: Abr |
O Tribunal Superior Eleitoral autorizou, em sessão administrativa, o envio de força federal para cinco municípios do estado do Amazonas. A requisição foi feita pelo Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM) que considerou o efetivo de policiais militares insuficiente para as eleições do próximo dia 3 de outubro.
O município de Tabatinga, por exemplo, está localizado na fronteira do Brasil com a Colômbia (por terra) e com o Peru (por rio). O TSE aprovou o reforço na segurança também para a cidade de Autazes, localizada a 108 km da capital. O TSE atendeu à solicitação do TRE que justificou o pedido lembrando o “notável histórico de perturbações aos trabalhos eleitorais” naquela localidade.
Já Santo Antônio do Içá e Tonantins têm localização geográfica de difícil acesso, na região do Alto Solimões, onde há presença de várias comunidades ribeirinhas e próximo da tríplice fronteira entre Brasil, Colômbia e Peru. Nessa região o tribunal teme “a ruptura da ordem pública” e por isso solicitou reforço no policiamento.
Ao solicitar a presença das forças federais para o município de Humaitá, o tribunal regional informou que lá são aproximadamente 24 mil eleitores, votando em 30 locais diferentes (17 na zona urbana e 13 na rural). Segundo o TRE, no 9º colégio eleitoral do interior, a eleição é naturalmente tensa e complicada.
Na sessão administrativa de ontem à noite o TSE autorizou o envio de forças federais para outros quatro municípios do Amazonas: Manicoré, Santa Isabel do Rio Negro, Novo Airão e Coari.
FONTE: Informações do Portal Amazônia
0 comentários:
Postar um comentário