O Professor da Escola Superior de Ciências da Saúde da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Wanderson Chiesa, da disciplina de Endodontia e Clínica Integrada, teve um artigo publicado na revista internacional Clinical Research, o artigo científico intitulado "Antigenic Activity of Bacterial Endodontic Contents from Primary Root Canal Infection with Periapical Lesions against Macrophage in the Release of Interleukin-1b and Tumor Necrosis Factor a".
O estudo trata da estimulação de células inflamatórias (macrófagos), a partir de produtos coletados do interior de canais radiculares de dentes portadores de infecção (contaminados).
De acordo com o professor, que também é aluno doutorando da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), a importância desta pesquisa foi a possibilidade de estabelecer uma relação entre o número de bactérias gram-negativas encontradas e o grau de resposta das células inflamatórias. Além de uma correlação entre os níveis de endotoxinas bacterianas presentes na resposta inflamatória com as lesões detectadas nas radiografias maiores ou iguais a 2 mm.
Para ler o Artigo original completo, faça o download.
0 comentários:
Postar um comentário